logo

RECURSOS DO FUNDEB

Presidente da AMM contesta informações sobre irregularidade ao esclarecer investigação do MPF

Segundo ele, o Ministério Público Federal (MPF) apura informações sobre contas bancárias específicas e exclusivas para o Fundeb, conforme determinam as normas do programa.


Por Redação Popular Online

img

Foto: Camila Ribeiro/HNT

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bertolin, esclareceu informações sobre a aplicação de recursos do Fundeb em municípios de Mato Grosso. Segundo ele, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento investigatório para apurar informações sobre contas bancárias específicas e exclusivas para o Fundeb, conforme determinam as normas do programa.

 

Ele destacou que a obrigatoriedade de conta bancária única e específica para a movimentação dos recursos do Fundeb é prevista na Lei nº 14.113/2020 e tem sido progressivamente adotada pelos municípios. No entanto, parte das gestões ainda realiza essa movimentação por meio de contas vinculadas ao CNPJ da prefeitura ou da secretaria municipal de Educação, o que configura uma questão de ordem formal e não representa, por si só, desvio ou má aplicação dos recursos.

 

Bertolin informou ainda que a correta destinação dos recursos públicos da educação é acompanhada por diversos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado, os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb), além dos sistemas oficiais de registro e transparência.

 

Assista ao vídeo:


SAÚDE

Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde e endemias

A regulamentação atende previsão constitucional criada em 1988 e reforçada pela Emenda Constitucional 120, de 2022.


POLÍTICA

Vereador renuncia ao mandato em São José dos Quatro Marcos

Pedido foi aceito pela Câmara nesta terça (25); suplente deve ser convocado


RESERVA DO CABAÇAL

Câmara realiza audiência pública sobre proteção do Rio Cabaçal nesta quinta-feira (27)

A audiência pública será realizada no plenário da Câmara Municipal, às 17h30.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.